Bem-vindo(a) 02 de Maio 2024

História | Paróquia
A Universidade da Costa

Já referimos terem estado na Universidade da Costa (a1.ª de Guimarães), os príncipes D. Duarte, depois nomeado Arcebispo de Braga e D. António, que viria a ser Prior do Crato e pretendente ao trono de Portugal por morte do Cardeal D. Henrique, regente do reino, depois da morte de D. Sebastião em Alcácer-Quibir.

A categoria de professores que lecionaram na Universidade levou o núncio de Paulo III, na sua qualidade de legado a latere, a conceder, em 18 de Junho de 1539, autorização para nela se darem graus.

Desses professores, além de FREI DIOGO DE MURÇÃ, que exerceu o cargo de reitor, são de salientar FR. INÁCIO DE MORAES, que estudou em Paris e em Lovaina, FR. GASPAS BORDALO que igualmente se graduou em Paris, no ano letivo  de 1531-1532, Mestre de Artes, MARCOS ROMEIRO, que, na mesma cidade se licenciou em 1538 em Teologia e na Costa desejou “ler sancto tomas”, o DR. PEDRO MARGALHO, que, em Paris, se Douturou em Teologia, que ensinou em Valladolid e Salamanca e viria a ser professor e vice-reitor da Universidade de Lisboa, o DR. ANTÓNIO CAIADO, que, igualmente , estudou em Paris e leu Filosofia na Costa, FR. JORGE DE BELÉM que nelaa regeu o primeiro curso de Artes e Mestre FR. EUSÉBIO DE ÉVORA. FR. DIOGO DE MURÇA estudara em Salamanca, Paris e Lovaina onde se doutorou em Teologia em 27 de Maio de 1533.

Deste modo vieram a existir na Universidade da a seus lente todos formados por Paris, Salamanca e Lovaina em Artes e Teolologia, , e em 1542 seis regentes de Artes formados na Costa, o que levou frei Diogo de Murça a afirmar que “daquy a poucos anos aja aquj tam boons lentes de frades e leigos que nom seja necessário trazellos de fora”

Da Universidade da Costa Também foi aluno Fr. Heitor Pinto.

Por alvará de D. João III, datado de 5 de  Novembro de 1543, foi FR. Diogo de Murça nomeado reitor da Universidade de Coimbra, o qual se aproveitou da visita o rei àquela Universidade para lhes representar ”que seria milhor unir ao Collegio Belemita, que li se achava, o Collegio Real de Santa Marinha da Costa: e parecendo-lhe isto muito bem, mandou passar ordem para se transferir o ditto Collegio para os Passos, onde ficou prosseguindo os seus estudos”, como vem referido nas Memórias dos estudos em que se criarão os monges de S .Jerónimo, publicadas no “ Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra”, vol VI, Coimbra, 1921, pag.207.

E assim viria a terminar a Universidade da Costa.

By Manuel Alves de Oliveira in Boletim da Juni, nº 7-8, Dezembro 1989

“ TOMA e LÊ 729 - DOM V da Páscoa”

Música Casamentos