Bem-vindo(a) 26 de Abril 2024

A Varanda de Frei Jerónimo

No antigo Convento da Costa realça a denominada “ Varanda de Frei Jerónimo” com a sua bela fonte e os azulejos que assinalam a fundação da Universidade no século XVI (1537/1550) E A PRESENÇA NELA DOS INFANTES d. Duarte e D. António, este mais conhecido na história por Prior Crato e um dos pretendentes à Coroa de Portugal no período que se seguiu à morte de EL-REI D. Sebastião nos areais de Alcácer-Quibir.

Foi o Duque de Bragança D. Jaime quem propôs a EL-REI D. Manuel, em 1516, que o Mosteiro da Costa, que era do Padroado Real e estava entregue à Ordem de Santo Agostinho, passasse para a ordem de São Jerónimo a quem ficaria confiada a Universidade que nele se pretendia instalar e da qual foi nomeado Prior em 1537, Frei Diogo de Murça.

Continuando na posse dos jerónimos, foi no ano de 1682 nomeado Prior do Mosteiro Frei Jerónimo dos Anjos que nele havia professado em 20 de Junho de 1655.

Era natural da freguesia de Santa Eulália de Fafe e filho de Manuel Soares do Couto, capitão-mor do concelho de, Monte Longo e de D. Senhorinha Coelho de Barros.

Foi ele quem, contrariando a vontade da comunidade que pretendia continuar por ali o dormitório existente, mandou construir a bela varanda, agora conhecida por “Varanda de Frei Jerónimo” em lembrança de quem a mandou construir. Frei Jerónimo também foi reitor do convento e visitador-geral da Congregação, pois era um homem letrado e talentoso, tendo sido sepultado à porta travessa da igreja.

By Manuel Alves de Oliveira in  Boletim da Juni n.º3, Dezembro de 1982

“ TOMA e LÊ 728 - DOM IV da Páscoa”

MENSAGEM por OCASIÃO dos FIÉIS DEFUNTOS