Bem-vindo(a) 29 de Março 2024

Frei Diogo de Murça

Eis um nome que está estreitamente ligado ao Mosteiro da Costa, de que foi, não só prior, mas também reitor em dois triénios:­ 1538 a 1540 e 1541 a 1543.

Era ele natural de Murça e filho de Gonçalo Vasques Guedes, senhor de Murça e de outras terras e de sua mulher, D. Maria Pinto Ferreira.

Frei Diogo de Murça professou na Penha Longa, fundado por D. João I no ano de 1589 e tinha-se graduado na Universidade de Lovaina. Foi ele quem moveu D. João. III a criar no Mosteiro da Costa uma pequena Universidade em que se estudasse Latim, Filosofia e Teologia. Aqui foi aio e mestre dos Infante Dom Duarte, filho natural de, D. João III e depois eleito arcebispo de Braga e Dom António, o célebre Prior do Crato que lutou denodadamente contra a invasão castelhana e se tornou efémero rei de Portugal durante um mês, isto é, desde 25 de Junho a 25 de Julho de 1580.

Frei Diogo de Murça deixou o Mosteiro da Costa em 1543 para voltar ao colégio de Coimbra onde já estivera em 1530, aí recebendo, a 6 de Novembro D. João III na sua visita à Universidade, vindo a permanecer, como reitor da Universidade, até 1555.

Tornou-se uma figura notável no seu tempo e foi abade comendatário e reformador do Mosteiro de Refoios de Basto, recusando, por diversas vezes, as mitras que se lhe ofereceram.

Foi ali que faleceu em 1570, sendo sepultado na, capela, mor da igreja antiga desse Mosteiro.

By Manuel Alves de Oliveira in Boletim da Juni n.º 2, Abril 1981

“ TOMA e LÊ 723 - DOM V da Quaresma B”

MENSAGEM por OCASIÃO dos FIÉIS DEFUNTOS