Bem-vindo(a) 23 de Abril 2024

História | Paróquia
Santa Marinha - Padroeira da Costa

Hoje, vamos falar um bocadinho da nossa padroeira, Santa Marinha da Costa, que toda a gente conhece, mas poucos conhecem a sua vida, a sua história.

A vida de Santa Marinha da Costa, é fantástica mas questionável, como tudo aquilo que se refere a todos os Santos e Mártires. Alguns, com convicção, dizem que o seu verdadeiro nome era Margarida ou Pelágia, mas esta confusão, deve-se ao martírio pelo qual passou, muito parecido como as referidas Santas. Em tempos transatos, a imaginação e as mentalidades vagueavam, livremente por terras de Aragança e França, daí esta tremenda confusão!

Santa Margarida, teve uma vida fabulosa, vivida nos séculos III, era uma menina, filha dum pagão com pouca alegria, rude mesmo mas fora educada por uma ama, na fé cristã. Esta estava noiva de um funcionário de Estado, aqueles casamentos que já aparecem feitos por Natureza, mas Margarida não queria casar com Olíbrio, de seu nome, para não abandonar a sua fé, nem sacrificar a sua pureza.

Mas o seu pai com aquele ar rude, sempre duvidou da pureza da filha então cantava uma lengalenga: Ela, cabras guardou, saltou sebes, se alguma se espetou e a quereis assim como é, assim vo-la dou.

Naqueles tempos, recusar um casamento, tinha direito a sentença de morte e a pobre coitada foi submetida a maus tratos e por fim foi decapitada. A sua morte só seria definitiva séculos depois quanto ao seu nome e devoção. Foram, à força cedidos documentos, pelo santoral romano por se duvidar da sua existência.

Santa Marinha ou Pelágia, a nossa padroeira, nasceu nos passados seculos III ou IV, segundo reza a história, lá para os lados da província romana da Síria, abrangia a Turquia meridional, uma importante cidade da Antiguidades.

Um dia a menina, filha das melhores famílias, linda e airosa, viu-se cercada por soldados. Para evitar a crença contra a fé, mas acima de tudo a sua pureza, atirou-se do alto das muralhas, embora digam, que foi do telhado da sua casa. Quando, Santa Marinha se atirou da muralha, caiu num fosso onde estava um dragão, nada de mitologia, mas o verdadeiro mafarrico, com chifres e artimanhas que usa para enganar as almas distraídas. Porém a nossa serva de Deus, armada da fé, de uma cruz e uma espada, certamente tirada a um soldado, venceu o mafarrico. A pensar que se tinha safado do demónio, a Santa foi cair nas garras do governador romano, Olíbrio, de sobreolho carregado, cujas mãos padeceu martírios sem conta e cruel morte.

Assim, ou assado, a nossa padroeira ganhou a merecida palma do martírio, de Santa Castíssima Virgem.

A Virgem figura por vezes com uma palma de martírio numa mão e a espada mata-dragões na outra. Na cabeça, para além da auréola, traz uma coroa de pérolas e por vezes colocava os aparelhos da sua tortura.

O seu culto foi de grande importância para o povo, fazendo parte do número dos 14 Santos auxiliares da Santa Madre Igreja. Teve uma grande popularidade, duradoura e intensa durante a Idade Média, sendo resfriada quando acabaram as trevas medievais.

Pode-se afirmar, sem receio,  que as paróquias, das quais é Padroeira, são antiquíssimas porque a sua  veneração já não é moderna.

Na arquidiocese de Braga, o seu culto está registado desde o século IX e com certeza, a sua introdução foi muito anterior, para refazer a alma dos devotos com orações. No distrito de Braga é padroeira de vinte e três freguesias.

Por esta vastíssima devoção se vê a antiquíssima força do seu culto, por entre trombetas e clareiras lumiadas do céu.

É venerada 18 de Julho, no mesmo mês e ao lado de São Teodorico, Santo Atanásio, Santa Pulquéria, São Procópio, beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires, Santa Praxedes, São Sinfrónio, Santo Teodulo, São Pantaleão e Santo Inocêncio, porque venerável que se preze não usa nome vulgar.

Aqui ficou a história lendária da miraculosa e nossa padroeira Santa Marinha da Costa.

Instituições de Santa Marinha da Costa

Toma e Lê - Boletim Inter-Paroquial
Boletim Nº 588
“ TOMA e LÊ 728 - DOM IV da Páscoa”