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Notícias | Centro Social
Centro Social apresentou memorando
Novembro 2017

Na Reunião Extraordinária

da Comissão Social Interfreguesias de Couros

realizada no dia 15 de Novembro de 2017

 

  • O Centro Social Paroquial de Santa Marinha da Costa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, e foi registada na Direcção Geral de Segurança Social a 6 de Agosto de 1997, data da sua fundação.  
  • Foi fundada pelo Padre Adelino Fernandes Martins da Silva Silva.
  • A Missão desta Instituição é dar resposta às necessidades sociais da comunidade contribuindo para o bem-estar dos idosos e suas famílias, através da prestação de serviços com qualidade.
  • Tem Acordo de Cooperação celebrado com o Centro Distrital da Segurança Social de Braga, desde 10 de Setembro de 1997, para a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) para 14 utentes.
  • Atualmente o Serviço de Apoio Domiciliário presta serviços a 46 utentes, distribuídos pelas freguesias da Costa, Urgeses, Oliveira do Castelo, Azurém, Creixomil, Mesão Frio, Aldão, Pinheiro e Abação.
  • Com este número de utentes, está prevista a candidatura ao PROCOOP para o alargamento do acordo de cooperação.
  • A Segurança Social, relativamente ao SAD, redefiniu recentemente uma capacidade de resposta para 40 utentes.
  • O Centro assinou protocolo com a Câmara Municipal de Guimarães no âmbito do Programa 65+ com uma Técnica Social a assumir funções a tempo parcial como gestor social, acompanhando 53 idosos da freguesia da Costa.
  • Atendendo à atual realidade económica e sobretudo, à sustentabilidade financeira das IPSS´s, o Centro Social Paroquial de Santa Marinha da Costa adota atualmente uma prática de gestão assente no conceito de serviços partilhados, ou seja, na contratualização de serviços externos com outras entidades do setor social do concelho, ao nível da confeção de refeições e tratamento de roupa.
  • O Centro Social tem 3 viaturas devidamente transformadas e equipadas para a realização dos serviços no domicílio dos utentes com os respetivos recursos humanos adequados.
  • Posto isto, estamos atentos às necessidades sociais da população, quer através do diagnóstico sobre o envelhecimento realizado no dia 26 de outubro de 2017, no âmbito da rede social e do PDS 2015/2020, como também às orientações e acompanhamento técnico por parte dos serviços da Segurança Social.
  • Informados da legislação em vigor do PROCOOP que obedece a critérios de apreciação rigorosa, como as taxas de cobertura do território, o nº de utentes face à sustentabilidade de uma resposta social e o tempo de espera que o utente aguarda para uma vaga da resposta social.
  • Neste contexto e a exemplo do que hoje se está aqui a tratar para a instalação de um Centro de Dia, o Centro Social de Santa Marinha da Costa durante o presente ano de 2017, com uma média de 46 utentes por mês, perfazendo mais de 500 utentes até esta data, teve apenas uma única utente que foi para o Centro de Dia de Creixomil, onde o tempo de espera foi de 2 dias. No Programa 65+ durante o mesmo período, foi também a mesma e única idosa que iniciou a resposta de Centro de Dia.


 
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