Bem-vindo(a) 29 de Março 2024

COMUNICADO

Março 2020

COMUNICADO

Em virtude da pandemia COVID-19, seguindo as orientações da Direção Geral da Saúde e da Nota Pastoral do nosso Arcebispo, D. Jorge Ortiga, e do Arciprestado de Guimarães e Vizela, venho comunicar o seguinte:

1. A pandemia em curso deve ser tomada muito a sério, observando os cuidados de higiene pessoal e tudo fazendo para evitar ao máximo a exposição pública, onde as possibilidades e perigo de contágio são maiores.

2. Sem cair no alarmismo, devemos ter bem presente que é pecado grave infringir os cuidados recomendados que favorecem a saúde pública. Por isso, a auto-exigência de colaboração e cooperação com o que as autoridades públicas nos propõem constitui uma obrigação acrescida para quem se afirma cristão.

3. Sobretudo os idosos e portadores de doenças crónicas, devem abster-se até de participar na Eucaristia, dado os perigos reais que correm e que também fazem correr os outros.

Para já, informo o seguinte:

1. Está cancelada, este sábado, dia 14, a Celebração Penitencial/Confissões. Mantém-se a Eucaristia às 17h00, como anunciado.

1. A catequese está suspensa até orientações contrárias, bem como todas as iniciativas ou propostas a ela associada, até ao fim do 2º período.

1. Enquanto não houver determinação em contrário, manteremos as Eucaristias. Relembro as recomendações da Conferência Episcopal: a comunhão deve ser recebida apenas na mão e não na boca, omissão do gesto da paz, evitar contactos desnecessários e sempre que possível observar a aconselhada distância de um metro.

1. Os Ministros Extraordinários da Comunhão avaliarão com cada família e em cada caso a possibilidade de fazerem a normal visita para distribuição da Sagrada Comunhão.

1. Não haverá, este ano, a Visita Pascal. Cada família, no aconchego do seu lar, acolherá sugestões para a oração e encontrará modos festivos de celebrar este dia especial.

Quarentena forçada. Quaresma reforçada!

Estas medidas e recomendações devem ser acompanhadas pelo reforço da nossa oração. Não estamos dispensados de viver a Quaresma, celebrar a Semana Santa e saborear a Páscoa. Temos é de ser “originais” na forma e maneira de o fazer este ano.

O Pároco

Padre Carlos Lopes de Sousa

Siga-nos nas redes sociais
Estamos no Facebook